Alergia respiratória x Pets: saiba como viver bem com seu bichinho

4 min de leitura

Alergia respiratória x Pets: saiba como viver bem com seu bichinho

Muito se fala sobre o convívio entre pessoas com alergias respiratórias e animais, como gatos e cachorros. É possível conviver bem com seu pet mesmo tendo rinite alérgica? Você pode brincar, fazer carinho e estar próximo do seu bichinho diariamente? Sim, tudo isso é possível!

Claro, alguns cuidados são necessários para que esse convívio aconteça da melhor maneira. Tanto você quanto seu bichinho precisam viver bem, com saúde e felizes.

Antes de tudo, busque orientações de um profissional da saúde especializado. O seu médico pode mostrar o melhor caminho para você, de forma pessoal e completa.

Mas se não sabe por onde começar, confira as informações deste artigo.

Relação entre pets e alergias respiratórias

Muitas pessoas pensam que os pelos dos animais são a causa das reações alérgicas. Mas os verdadeiros alérgenos são saliva, urina e o epitélio animal, ou seja, a descamação da pele do bichinho. Os pelos dos pets podem se tornar uma questão para pessoas alérgicas ao ácaro, pois esses seres microscópicos encontram no pelo um ambiente propício para viver e se alimentar. 

Sintomas relacionados a alergias respiratórias e pets

Pessoas alérgicas ao epitélio animal ou a ácaros podem ter sintomas como obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz, ouvido, garganta e olhos. Estas reações são semelhantes àquelas causadas por outros alérgenos, como fungo, pólen e poluição. Isso significa que o pet em si não representa maior risco a pessoas alérgicas. Tudo depende do grau de alergia, do acompanhamento médico e das atitudes adotadas para se ter um convívio saudável.

Existem raças de cães e gatos hipoalergênicas?

Não existem pets hipoalergênicos. Mas pessoas com alergias respiratórias que desejam ter um pet em casa podem se beneficiar ao escolher um bichinho que ajude a minimizar as reações alérgicas. Pode ser melhor ter um gatinho ou cãozinho? Se você ainda não tem certeza, e possui mais liberdade para escolher, procure ajuda do médico antes de morar com seu pet.

 

Como conviver bem com seu bichinho?

Como falamos no início deste artigo, é possível conviver bem com seu pet mesmo sendo uma pessoa com alergia respiratória. Confira algumas dicas para que isso ocorra da melhor maneira.

 

  • Fale com seu médico sobre a eficácia da imunoterapia ou outras formas de tratamento para aliviar e diminuir os sintomas de alergia.
  • Realize a lavagem nasal regularmente, especialmente quando brincar ou interagir por longos períodos com seu pet. Aqui explicamos o passo a passo da lavagem nasal.
  • Evite levar as mãos ao rosto sempre que estiver com seu bichinho. Após o contato, lave bem as mãos e o rosto. Se necessário, troque de roupa.
  • Certifique-se de que seu bichinho seja escovado e tosado regularmente, mas não faça isso sozinho. Caso não possa leva-lo ao pet shop com frequência, utilize uma máscara própria quando for escová-lo.
  • Dê banho em seu animal de estimação pelo menos uma vez por semana para reduzir os alérgenos, como a caspa.
  • Invista em um filtro antialérgico para seu ar-condicionado e deixe-o funcionar diariamente por quatro horas ou mais.
  • Se você gosta de se aconchegar com seu bichinho, acostume-o a dormir na parte inferior da cama, mais próximo de suas pernas. 
  • Quando seu pet estiver no seu colchão, use uma toalha para que os pelos não se espalhem pelo lençol de cama. Troque de toalha diariamente. Também existem capas antiácaro que podem ser usadas em travesseiros, colchões e até mesmo sofás. 
  • Se é você quem limpa a sua casa, use uma máscara contra poeira para não respirar a caspa e outros alérgenos presentes nos pelos.
  • Não use vassouras, pois elas espalham a poeira e os pelos. 
  • Opte por um aspirador com filtro HEPA, pois estes conseguem remover os alérgenos do ambiente por completo.
  • Certifique-se de eliminar a poeira de tapetes, sofás, almofadas e cortinas. 
  • Limpe regularmente os itens usados pelo seu bichinho: brinquedos, cama, o poste para arranhar, roupinhas. 

A importância do pet para a saúde de crianças

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os pets são grandes aliados no crescimento saudável de crianças. Cães e gatos podem ajudar no fortalecimento das defesas e até mesmo na prevenção de alergias. O ato de acariciar um bichinho diminui as chances dos pequenos de terem um resfriado, problemas estomacais e dores de cabeça. Além disso, crianças que convivem com cachorro em casa podem ter menos riscos de desenvolver alergias a pelos, pólen, poeira e outros agentes alergênicos. 

Converse com seu médico 

Agora que você está mais informado, procure um médico especialista para que possa ter mais segurança e conviver muito bem com seu bichinho.

Lembre-se! Essas informações não substituem, em hipótese alguma, a consulta com o médico. 

 

Confira as referências das informações apresentadas no texto:

https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/convivio-com-animais-de-estimacao-faz-bem-a-saude-das-criancas-dizem-estudos/ 

https://www.carolinaasthma.com/blog/pet-allergies-symptoms-causes-and-what-to-do/ 

https://vet.osu.edu/sites/vet.osu.edu/files/legacy/documents/pdf/education/mph-vph/allergic%20to%20your%20dog.pdf 

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pet-allergy/symptoms-causes/syc-20352192 

https://www.aafa.org/pet-dog-cat-allergies/

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Maresis® é a solução nasal diária para todas as idades!

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar
Sintomas Covid-19 Gripe Resfriado Alergia
febre COMUM COMUM RARO NÃO
cansaço ÀS VEZES COMUM ÀS VEZES Não
Tosse COMUM (SECA) COMUM ÀS VEZES ÀS VEZES
Espirro RARO RARO COMUM COMUM
Dores no corpo ÀS VEZES COMUM COMUM NÃO
Coriza RARO ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de garganta ÀS VEZES ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de cabeça ÀS VEZES COMUM RARO ÀS VEZES
Diarreia RARO ÀS VEZES RARO NÃO
Falta de ar ÀS VEZES RARO RARO NÃO