Trombose venosa profunda: saiba como reconhecer os sintomas

Trombose venosa profunda: saiba como reconhecer os sintomas

3 min de leitura

Trombose venosa profunda: saiba como reconhecer os sintomas

A trombose venosa profunda (TVP) – o tipo mais frequente de trombose – ocorre quando um coágulo sanguíneo se forma no interior de veias profundas. As pernas têm dois conjuntos de veias, as veias superficiais e as veias profundas, que drenam o sangue dos músculos das pernas. A trombose venosa profunda se forma nas veias profundas da perna, geralmente na panturrilha ou na coxa, embora a TVP possa ocorrer em outras veias, incluindo a pelve e raramente nos braços.

 

A Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia relata que uma em cada quatro pessoas no mundo morre por condições causadas por trombose. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa profunda surgem no Brasil a cada ano, sendo que ela também pode causar embolia pulmonar.

 

Trombose venosa, uma doença quase assintomática?

 

A trombose venosa profunda pode bloquear parcial ou completamente o fluxo sanguíneo através de uma veia, mas nem todas as pessoas com TVP terão sintomas.

 

Os pesquisadores Paul A Kyrle e Sabine Eichinger, da Universidade Médica de Viena, afirmam que apenas cerca de 25% dos pacientes sintomáticos apresentam um trombo.

 

 

Estudos têm demonstrado que os sintomas e sinais clínicos em si são imprecisos para o diagnóstico de TVP, mas quando combinados com outras informações do paciente, como a presença ou ausência de fatores de risco conhecidos para TVP, esses sinais podem melhorar consideravelmente a previsão clínica. Mais estudos são necessários para determinar se os índices de predição clínica têm um papel na melhoria do diagnóstico em pacientes com suspeita de TVP.

 

A epidemiologista Dra. Susan Kahn, fundadora e diretora do Centro de Excelência em Trombose e Cuidados com Anticoagulação, em Montreal, tratou sobre os fatores de risco e sintomas da TVP em seu artigo “O diagnóstico clínico de trombose venosa profunda”:

 

“Estudos durante os últimos 30 anos mostraram que entre os pacientes sintomáticos com suspeita de TVP encaminhados por médicos para testes, o diagnóstico geralmente é confirmado em apenas 20% a 40% dos pacientes, um número que não mudou com o tempo. Portanto, 60% a 80% dos pacientes encaminhados não têm trombose, mas estão sujeitos a teste de diagnóstico”, afirma Kahn.

 

Sintomas de TVP

 

Como apresentado anteriormente, os pacientes com sintomas de trombose nem sempre são diagnosticados com TVP. Ainda assim, é preciso ficar atento aos sinais a seguir:

 

  • Inchaço no pé, tornozelo ou perna, geralmente de um lado.
  • Dor de cãibra na perna afetada, que geralmente começa na panturrilha.
  • Dor intensa e inexplicável em seu pé e tornozelo.
  • Uma área da pele que parece mais quente do que a pele nas áreas circundantes.
  • Pele sobre a área afetada ficando pálida ou com uma cor avermelhada ou azulada

 

Pessoas com TVP nos membros superiores, ou coágulo sanguíneo no braço, também podem não apresentar os seguintes sintomas:

 

  • Dor de pescoço
  • Dor no ombro
  • Inchaço no braço ou na mão
  • Pele tingida de azul
  • Dor que se move do braço para o antebraço
  • Fraqueza na mão

 

Como reduzir os riscos de trombose?

 

Você pode diminuir o risco de ter TVP fazendo algumas mudanças no estilo de vida. Isso inclui manter sua pressão arterial sob controle, parar de fumar e perder peso se estiver acima do peso.

 

A National Blood Clot Alliance, uma aliança nacional sem fins lucrativos dos Estados Unidos, que se dedica a prevenir e tratar problemas de saúde causados ​​por coágulos sanguíneos e distúrbios de coagulação sanguínea, apresenta atitudes práticas importantes para auxiliar na redução dos riscos:

 

  • Perguntar ao médico sobre a necessidade de “anticoagulantes” ou meias de compressão para prevenir coágulos, sempre que for ao hospital.
  • Ter uma vida ativa e praticar exercícios regularmente.
  • Evitar longos períodos de permanência imóvel.
  • Levante-se e mova-se pelo menos a cada hora sempre que viajar de avião, trem ou ônibus, principalmente se a viagem durar mais de 4 horas.
  • Faça exercícios de calcanhar ou movimente os pés se precisar ficar parado no mesmo lugar.
  • Se dirigir por muitas horas, pare pelo menos a cada duas horas para se movimentar
  • Beba muita água e use roupas folgadas quando viajar
  • Converse com seu médico sobre o risco de coagulação sempre que tomar hormônios, seja para controle de natalidade ou terapia de reposição, ou durante e logo após qualquer gravidez
  • Siga todas as medidas de autocuidado para manter a insuficiência cardíaca, diabetes ou qualquer outro problema de saúde o mais estável possível

 

Lembre-se! Essas informações não substituem, em hipótese alguma, a consulta com o médico. Procure um especialista para receber atendimento e obter as orientações relacionadas ao seu caso.

 

Confira as referências das informações apresentadas no texto:

https://sci-hub.se/https://doi.org/10.1016/S0140-6736(05)71880-8

https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/210568
https://abhh.org.br/noticia/politicas-publicas-reduziriam-trombose-no-pais/

https://www.healthline.com/health/deep-venous-thrombosis#_noHeaderPrefixedContent

 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Maresis® é a solução nasal diária para todas as idades!

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar
Sintomas Covid-19 Gripe Resfriado Alergia
febre COMUM COMUM RARO NÃO
cansaço ÀS VEZES COMUM ÀS VEZES Não
Tosse COMUM (SECA) COMUM ÀS VEZES ÀS VEZES
Espirro RARO RARO COMUM COMUM
Dores no corpo ÀS VEZES COMUM COMUM NÃO
Coriza RARO ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de garganta ÀS VEZES ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de cabeça ÀS VEZES COMUM RARO ÀS VEZES
Diarreia RARO ÀS VEZES RARO NÃO
Falta de ar ÀS VEZES RARO RARO NÃO