O frio pode causar mais dores?

3 min de leitura

O frio pode causar mais dores?

Quando enfrentamos temperaturas mais baixas, músculos, tendões e ligamentos ficam mais contraídos e rígidos, como se estivessem congelados mesmo, e isso os deixa mais sensíveis, o que pode gerar dor. Esta afirmação é do presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia no Distrito Federal, Dr. José Humberto Borges.

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Chicago, não há uma explicação para o porquê de temperaturas mais baixas afetarem as articulações. Uma teoria relaciona-se com quedas na pressão barométrica, que causam a expansão de tendões, músculos e tecidos circundantes. Por causa do espaço confinado dentro do corpo, isso pode causar dor, especialmente nas articulações afetadas pela artrite.

“Isso pode acontecer com qualquer pessoa, pois o corpo de todos reage à flutuação da pressão barométrica. Mas as pessoas com artrite e aquelas com dor crônica são mais vulneráveis ​​a sentir desconforto. Além disso, o mau tempo pode afetar o humor das pessoas; se você está triste ou deprimido, a percepção da dor pode ser ampliada”, afirma Kenneth Chakour, cirurgião ortopédico.

Consultas ortopédicas podem aumentar no inverno

Um estudo realizado pela Hindawi, editora comercial de literatura científica, técnica e médica, em Londres, investigou se havia relação entre o número de consultas ortopédicas com os dados meteorológicos diários, considerando temperatura, vento e precipitação.

“Nosso estudo demonstrou que o volume total de consultas de trauma e dores ortopédicas está positivamente correlacionado com temperatura e isso se traduz em maior volume de trauma ortopédico nos meses de inverno em comparação com os meses de verão”, relatam os ingleses.

Contudo, no mesmo estudo, conclui-se que na população pediátrica, o número de trauma e incidências de fraturas são aumentadas na primavera e verão. O oposto foi encontrado em populações geriátricas, mostrando que as as taxas de dores e fraturas aumentam durante os meses de inverno no público mais idoso.

Pacientes com implantes ortopédicos sentem mais dores no frio

Em seu periódico de 2020, a Taibah University Medical Sciences, na Arábia Saudita, divulgou uma pesquisa realizada com 100 pacientes que haviam realizado cirurgias ortopédicas para analisar a relação entre as temperaturas mais baixas e o aumento de dores na região dos implantes.

46% dos pacientes mencionaram que experimentaram dor quando expostos ao frio em um ambiente com ar condicionado, sendo que deste grupo, 45 pessoas relataram que geralmente experimentam dor durante condições de clima frio. Sobre as cirurgias ortopédicas realizadas nos pacientes, placas foram os implantes mais comuns, usados em 32 pacientes, e as articulações foram os locais mais frequentes dos implantes dos pacientes, totalizando 31% dos pesquisados.

“Descobrimos que 49 pacientes, após a cirurgia de implante, sentiram dor relacionada a baixas temperaturas. Em termos de intensidade da dor, 29% relatou dor significativa. Nós focamos em compreender a prevalência e a intensidade da dor vivenciada por esses pacientes quando expostos ao frio”, apresentam os médicos Jalal T. Alakhras e Tarif M. Alakhras.

O artigo relata que, ao longo da revisão literária para o desenvolvimento da pesquisa, não foram encontrados nenhum estudo discutindo os efeitos das temperaturas frias nos pacientes com implantes ortopédicos. No entanto, os médicos afirmaram que, em seus consultórios, recebem queixas frequentes de pacientes que sentem mais dor nos dias frios.

“Acreditamos que este seja um problema comum encontrado em nossa prática, e nossos resultados enfatizam o quão comum esse problema é, com 49% dos nossos participantes relatando sentir dor relacionada ao frio. Portanto, este resultado deve chamar a atenção para a importância deste estudo. Os pacientes afirmaram que sua dor foi devida ao frio e solicitaram que os cirurgiões retirassem o implante para aliviar a dor”, contam os pesquisadores.

Como reduzir o risco de dores nas articulações durante o inverno?

O Dr. Kenneth Chakour, do Centro Médico da Universidade de Chicago, explica que existem etapas que podem ser seguidas para garantir mais conforto e reduzir o risco de dores nos dias frios.

● Manter o corpo aquecido, vestindo-se em camadas.
● Aumentar a força muscular e óssea por meio de exercícios. Isso reduz a pressão sobre as articulações, portanto, elas ficam menos sujeitas a lesões.
● Manter um peso saudável para diminuir o estresse nas articulações, especialmente nos joelhos.
● Evitar esforços desnecessários nas articulações durante as atividades diárias.
● Aquecer as áreas doloridas com bolsas térmicas. O calor ajuda a relaxar os músculos.
● Levantar-se, caminhar, movimentar-se dentro e fora de casa. Ter uma rotina ativa no inverno ajuda a manter os músculos e as articulações saudáveis.
● Ter boas noites de sono.
● Fazer uma dieta saudável.
● Realizar atividades relaxantes para aliviar a ansiedade e evitar a negatividade.

Lembre-se! Essas informações não substituem, em hipótese alguma, a consulta com o médico. Procure um especialista para receber atendimento e obter as orientações relacionadas ao seu caso.

 

Confira as referências das informações apresentadas no texto:

 

Gostou do nosso artigo? Então acesse nosso blog e acompanhe mais noticias sobre saúde e bem estar!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Maresis® é a solução nasal diária para todas as idades!

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar
Sintomas Covid-19 Gripe Resfriado Alergia
febre COMUM COMUM RARO NÃO
cansaço ÀS VEZES COMUM ÀS VEZES Não
Tosse COMUM (SECA) COMUM ÀS VEZES ÀS VEZES
Espirro RARO RARO COMUM COMUM
Dores no corpo ÀS VEZES COMUM COMUM NÃO
Coriza RARO ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de garganta ÀS VEZES ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de cabeça ÀS VEZES COMUM RARO ÀS VEZES
Diarreia RARO ÀS VEZES RARO NÃO
Falta de ar ÀS VEZES RARO RARO NÃO