Aumento de alergias respiratórias no inverno. Saiba como se prevenir

3 min de leitura

Aumento de alergias respiratórias no inverno. Saiba como se prevenir

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2019, aproximadamente 262 milhões de pessoas foram afetadas pela asma em todo o mundo e 33% da população mundial sofre de algumas alergias respiratórias, sendo a rinite alérgica a mais comum. Junto com a sinusite e a bronquite, essas duas doenças são as manifestações mais frequentes em pessoas com alergia respiratória.

Com a chegada do inverno, as crises alérgicas respiratórias crescem devido a diferentes fatores externos, como o aumento da circulação de vírus e a presença de ácaros e fungos em roupas guardadas por muitos meses.

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia o inverno é uma estação bastante propícia para problemas respiratórios, que vão desde a exacerbação de doenças prévias, como asma brônquica, enfisema pulmonar, bronquite crônica, até pessoas que antes não apresentavam nenhum problema de saúde e desenvolvem, por exemplo, uma pneumonia.

Por que as alergias aumentam no inverno?

1. Agravamento das doenças respiratórias

No inverno, ao cair das temperaturas, o frio gera um resfriamento das vias aéreas, estimulando o broncoespasmo que gera a inflamação nasal e das vias aéreas inferiores, que incluem traqueia,pulmões, brônquios, bronquíolos e os alvéolos pulmonares.

Pesquisadores da Academy of Finland realizaram um estudo com 1.623 indivíduos de 20 a 27 anos, e concluíram que a prevalência de sintomas respiratórios relacionados ao frio foi de 25% entre os homens e 29% entre as mulheres. Aqueles com asma, e especialmente os com rinite alérgica coexistente, apresentaram substancialmente mais sintomas respiratórios relacionados ao frio do que adultos jovens saudáveis. Assim, os jovens adultos com doenças respiratórias constituem um grupo suscetível que necessita de cuidados e orientações especiais para enfrentar o frio.

2. Aumento da circulação de vírus

Além disso, neste período do ano, há um aumento da circulação dos principais vírus que causam infecções respiratórias. Normalmente, as pessoas costumam ficar em ambientes fechados. E quem já possui asma e rinite, que são as alergias mais incidentes, e já está com a via área inflamada, está mais propenso a ter crises nesta época do ano.

3. Poluição e outros alérgenos

Também ocorre no inverno inversões térmicas e aumento da poluição na atmosfera, levando à irritação das vias aéreas. As mudanças nas concentrações atmosféricas de oxigênio e óxido de nitrogênio durante o inverno estão associadas a exacerbações de asma.

Nos meses de frio, as pessoas passam mais tempo dentro de casa e outros ambientes fechados, oque pode aumentar o contato com diversos tipos de alérgenos, como ácaros em roupas guardadas, poeira, produtos de limpeza e pêlos de animais.

Como se prevenir das alergias respiratórias no inverno?

1. Use máscara em locais públicos. Atualmente usamos máscaras para nos protegermos da Covid- 19, mas o hábito deve ser mantido, especialmente nos dias frios e períodos do inverno.

2. Evite aglomerações.

3. Evite carpete, tapete e cortinas. Mofo e pelos de animais podem ficar presos em
carpetes, tapetes e cortinas, e a umidade pode se acumular entre esses objetos e a superfície, criando um ambiente perfeito para ácaros e mofo.

4. Não deixe roupas de frio paradas no guarda-roupa. De tempos em tempos, casacos e roupas pesadas devem receber luz solar e ventilação.

5. Lave roupas, toalhas, fronhas e lençóis regularmente. De preferência, uma vez por semana para reduzir a carga de ácaros na cama, sofá, banheiro.

6. Envolva os travesseiros e colchões em capas impermeáveis. Isso reduz a exposição aos ácaros. Também evite travesseiros e edredons de plumas, que constituem um bom habitat para os ácaros da poeira e podem, por si só, ser alergênicos.

7. Redobre os cuidados com a limpeza na sua casa. Limpe imediatamente as superfícies molhadas, especialmente nos banheiros e na cozinha, para evitar o crescimento de mofo, utilizando álcool 70%. Limpe todas as sobras e migalhas em sua cozinha ou sala de jantar depois de qualquer refeição, incluindo a dos pets.

8. Conserte os vazamentos da casa. No banheiro, porão, telhado ou nas tubulações para impedir que a umidade se acumule e crie um ambiente para os ácaros, mofo ou baratas se desenvolverem. Sele as rachaduras ou aberturas nas portas, janelas ou paredes por onde as baratas podem entrar ou o ar externo pode entrar.

Lembre-se! Essas informações não substituem, em hipótese alguma, a consulta com o médico. Procure um especialista para receber atendimento e obter as orientações relacionadas ao seu caso.

Confira as referências das informações apresentadas no texto sobre alergias respiratórias:

 

Gostou do nosso artigo? Então acesse nosso blog e acompanhe mais noticias sobre saúde e bem estar!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários

Maresis® é a solução nasal diária para todas as idades!

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar
Sintomas Covid-19 Gripe Resfriado Alergia
febre COMUM COMUM RARO NÃO
cansaço ÀS VEZES COMUM ÀS VEZES Não
Tosse COMUM (SECA) COMUM ÀS VEZES ÀS VEZES
Espirro RARO RARO COMUM COMUM
Dores no corpo ÀS VEZES COMUM COMUM NÃO
Coriza RARO ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de garganta ÀS VEZES ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de cabeça ÀS VEZES COMUM RARO ÀS VEZES
Diarreia RARO ÀS VEZES RARO NÃO
Falta de ar ÀS VEZES RARO RARO NÃO