Novembro Azul: Todos contra o Câncer de Próstata

4 min de leitura

Novembro Azul: Todos contra o Câncer de Próstata

Originalmente batizado de Movember, o Novembro Azul é um movimento criado na Austrália, em 2003, quando um grupo de amigos deixou crescer o bigode durante o mês de novembro com o objetivo de conscientizar outros homens sobre os perigos Câncer de Próstata e a importância do autocuidado. A campanha se tornou popular com o tempo e agora bigodes falsos e roupas azuis se tornaram marcas de apoio à iniciativa.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é celebrado oficialmente no dia 17 de novembro, mas durante todo o mês diversas instituições realizam campanhas e programações especiais sobre o tema. Muitos locais emblemáticos do nosso país, como o Cristo Redentor, o Teatro Amazonas e o Congresso Nacional já foram iluminados de azul nos últimos anos.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. A próstata é uma pequena glândula em forma de noz que produz o fluido seminal que nutre e transporta os espermatozoides.  Enquanto alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente e podem ser tratados mais facilmente, outros tipos são agressivos e se espalham de forma rápida. Por este motivo, o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer de próstata se fazem necessários!

Prevalência da doença no Brasil e no mundo

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Em 2020, foram registrados 65.840 novos casos no Brasil, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.

Estima-se que, em 2018, cerca de 1.276.000 novos casos e 359.000 mortes foram registrados em todo o mundo. E especialistas acreditam que o câncer de próstata deve crescer para quase 2,3 milhões de novos casos e 740.000 mortes até 2040, devido ao envelhecimento da população.

Sintomas

Por se tratar de uma doença silenciosa, o Câncer de Próstata muitas vezes não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Nos casos avançados, pode-se perceber os sintomas abaixo:

Dificuldade para urinar
Força diminuída no jato de urina
Sangue na urina
Sangue no sêmen
Dor no osso
Perda de peso involuntária
Disfunção erétil

Atenção! A dificuldade de urinar (ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite) também é um sintoma semelhantes ao do crescimento benigno da próstata.

Fatores de risco

Idade

O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40 anos, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Cerca de 6 em cada 10 casos de câncer de próstata diagnosticados são encontrados em homens com mais de 65 anos.

 

Histórico familiar

Ter um pai ou irmão com câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem desenvolver esta doença, sugerindo que em alguns casos pode haver um fator genético. Mas também devem ser considerado os hábitos alimentares ou estilo de vida do indivíduo.

 

Obesidade

O excesso de gordura corporal pode estar associado ao aumento dos casos de câncer de próstata mais avançado, embora nem todos os estudos confirmem isso.

 

Exposições químicas

A exposição constante a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Importância da visita regular ao médico para detecção precoce

O câncer de próstata detectado precocemente, quando ainda está confinado à próstata, tem maior chance de um tratamento bem-sucedido. “A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença”, informa o INCA.

Homens que fazem parte do grupo de risco, especialmente aqueles que estão com 45 anos ou mais, devem realizar consultas médicas pelo menos uma vez ao ano. O toque retal e o exame de sangue de PSA são essenciais para que o Câncer de Próstata seja detectado precocemente.

Diagnóstico

Segundo o INCA, o diagnóstico do Câncer de Próstata pode ser feito através da biópsia prostática por via transretal (TR) ou transperineal (TP) e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética. Mas a indicação de biópsia depende do toque retal e dos valores do exame de PSA, sendo que ambos devem ser realizados com o acompanhamento de um médico proctologista.

O exame de PSA mede a quantidade de antígeno específico da próstata (PSA) no sangue, com o propósito de rastrear o câncer de próstata. Nem sempre valores alterados de PSA podem ser sinal de Câncer de Próstata, pois existem outras condições que levam a esta alteração, como a prostatite ou o aumento da próstata. Por isso, o médico deve sempre ser consultado.

Tratamento

Cada caso é especial. Converse com o médico especialista para receber todo apoio que precisa.

Se cuidar é coisa de homem, sim!

O Novembro Azul existe para que todos os homens reconheçam a importância do autocuidado. O toque retal é um procedimento médico necessário e deve fazer parte da rotina de todos os homens a partir dos 45 anos. Da mesma forma que cuidamos dos olhos, do pulmão e do coração, precisamos valorizar a saúde da próstata. O compromisso com a própria vida é uma decisão de homens fortes, seguros e inteligentes. Afinal, homem de verdade se cuida!

 

Lembre-se! Essas informações não substituem, em hipótese alguma, a consulta com o médico. Procure um especialista para receber atendimento e obter as orientações relacionadas ao seu caso.

Confira as referências das informações apresentadas no texto:

guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Lu Andrade
Lu Andrade
2 anos atrás

Precisamos desconstruir esse tabu do autocuidado masculino!!

Saúde de Rotina
Admin
Saúde de Rotina
2 anos atrás
Responder para  Lu Andrade

Sem dúvida, Lu. Autocuidado é atitude de homens inteligentes e fortes.

Maresis® é a solução nasal diária para todas as idades!

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar

Maresis 0,9% Farmoquímica 100ml

Spray Solução Nasal

Comprar
Sintomas Covid-19 Gripe Resfriado Alergia
febre COMUM COMUM RARO NÃO
cansaço ÀS VEZES COMUM ÀS VEZES Não
Tosse COMUM (SECA) COMUM ÀS VEZES ÀS VEZES
Espirro RARO RARO COMUM COMUM
Dores no corpo ÀS VEZES COMUM COMUM NÃO
Coriza RARO ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de garganta ÀS VEZES ÀS VEZES COMUM COMUM
Dor de cabeça ÀS VEZES COMUM RARO ÀS VEZES
Diarreia RARO ÀS VEZES RARO NÃO
Falta de ar ÀS VEZES RARO RARO NÃO